Pular para o conteúdo principal

Trio da Cidadania na Parada da Diversidade de Pernambuco


Alegoria divulga mensagens pela promoção da saúde
e dos direitos sexuais da população LGBT

Trio da Cidadania. 
Foto: Acervo Instituto Papai
No próximo domingo (20), a Av. Boa Viagem recebe, com alegria cívica, a 14ª Parada da Diversidade de Pernambuco, e, entre as principais atrações, destacam-se os trios da militância, promovidos por grupos vinculados ao Movimento LGBT local. Um dos mais antigos é o Trio da Cidadania. A concentração dos trios será às 9h no Parque Dona Lindu e a saída está marcada para as 12h30, sentido Padaria Boa Viagem.

Idealizado pelo Instituto PAPAI, Núcleo Feminista de Pesquisa em Gênero e Masculinidades da UFPE (Gema-UFPE) e parceiros, o Trio da Cidadania desfilou pela primeira vez em 2003, na segunda edição da Parada, tendo como objetivo divulgar mensagens alusivas à promoção da saúde e dos direitos sexuais, a partir de uma leitura feminista de gênero. Desde sua origem, este trio aposta numa proposta estético-política particular, que valoriza a cultura popular nordestina. Não à toa, a imagem principal da ornamentação do trio é a xilogravura produzida por J. Borges para a campanha A diversidade é legal!. Além disso, o trio sempre conta com um repertório em que predominam músicas brasileiras, este ano, a playlist estará por conta do DJ Patrick Tor4.
Dj Patrick Tor4 comanda a parte musical.
Foto: Acervo Instituto Papai
Além do próprio desfile do trio elétrico, cujo layout traz mensagens que evocam o tema da Parada da Diversidade este ano: #VocêNãoEstáSó. Em nossa família, liberdade é direito, militantes e pesquisadores do Instituto PAPAI, do GEMA/UFPE e de outros grupos que integram o Fórum LGBT de Pernambuco também desenvolvem outras atividades durante o evento, especialmente a distribuição de material sócio-educativo sobre saúde, direito e cidadania, junto aos participantes da Parada.


No total, desfilarão 11 trios elétricos, sendo 6 da militância, 2 governamentais e 3 de estabelecimentos vinculados ao mercado GLS. O Trio da Cidadania será o terceiro na ordem de desfile da Parada da Diversidade, confira abaixo:

1.      Movimento de Lésbicas.
2.      Boate Metrópole.
3.      Trio da Cidadania (Instituto Papai e Gema – UFPE)
4.      Boate San Sebastian.
5.      Fórum LGBT de PE.
6.      Prefeitura do Recife.
7.      Grupo Gaymado.
8.      Nosso Jeito Bar.
9.      Grupo Gays Leões do Norte.
1 - Governo de PE.
1 - AMOTRANS

Serviço: Desfile do Trio da Cidadania na 14a Parada da Diversidade de Pernambuco
Domingo, 20 de setembro
Concentração às 9h no Parque Dona Lindu. Saída ao meio-dia pela Av. Boa Viagem. Encerramento do desfile dos trios: 17h.
Desfile aberto ao público (acesso ao Trio restrito aos convidados).





Comentários