Pular para o conteúdo principal

Las Mariposas

Projeto teatral reconta histórias compartilhadas por mulheres vítimas de violência







O Projeto Las Mariposas é a construção de um espetáculo de teatro baseado em histórias reais de violência contra a mulher. Nessa primeira fase do projeto, mergulha-se no universo nada fácil de violência, conversando com mulheres que sofreram algum tipo de violência, seja sexual, maus tratos físicos, psicológicos, patrimonial. A ideia é que, a partir dessas histórias, os atores possam transformar a dor em arte e levar o espetáculo para 12 comunidades com maiores índices de violência da Região Metropolitana do Recife. O objetivo dos atores é tirar da sombra essa questão e sensibilizar o maior número de pessoas com o espetáculo. “Acreditamos que essa é uma alternativa, ou pelo menos é a que a gente sabe fazer, pra tentar mudar esse quadro que tanto causa dor e sofrimento.”, destaca Wagner Montenegro, ator do Projeto Las Mariposas.



O Projeto Las Mariposas é uma realização do NEXTO – Núcleo de Experimentações em Teatro do Oprimido, tem incentivo do Funcultura/ Governo de Pernambuco, apoio da 7ª Arte Cinema, Coletivo Lugar Comum, Teatro de Santa Isabel, Instituto PAPAI, Movimento Pró-Criança, e Ritmo Comunicação.


História - O Projeto Las Mariposas é  uma referência às irmãs dominicanas Maria

Tereza, Pátria e Minerva que foram mortas em 1960 pelo regime ditatorial da República Dominicana, por buscarem uma vida com mais igualdade entre homens e mulheres. O dia 25 de novembro, instituído pela ONU como o Dia Internacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher,  não foi escolhido por acaso, trata-se exatamente do dia da morte de Las Mariposas. 

Comentários