Pular para o conteúdo principal

Instituto PAPAI e Consulado Americano celebram parceria em projeto social



Evento premia o vencedor do Concurso de vídeo com a temática de combate à homofobia


O jovem Hilano Hilário foi o vencedor do Concurso de Vídeos
promovido pelo Instituto PAPAI e Consulado Americano.
Foto: Acervo Instituto PAPAI.
Formação de jovens lideranças no combate à homofobia, concurso de vídeos e desenvolvimento da campanha Tudo Vai Melhorar - Brasil, essas foram algumas das ações fruto da parceria entre o Instituto PAPAI e o Consulado Americano, os quais na tarde desta segunda (23) premiam o vencedor do concurso de vídeos com a temática de combate à homofobia. O evento é para convidados e será realizado às 14h na sede do Consulado Americano, bairro da Boa Vista, Recife.


Durante o evento de premiação, o jovem Hilano Hilário (19 anos) contemplado com um Ipod, vai participar de uma conversa com o Cônsul Richard Reiter, como forma de reconhecimento ao envolvimento do jovem em defesa dos direitos humanos e do respeito à diversidade. Hilano produziu um vídeo com uma mensagem de combate à homofobia, deixando claro que não é preciso ser LGBT para lutar por respeito e dignidade para todos.

Para o Coordenador de Projetos do Instituto PAPAI, Thiago Rocha, a parceria com o Consulado Americano foi de extrema importância para o envolvimento de jovens no combate ao bullying homofóbico no campo escolar e nas suas comunidades de origem, “a parceria possibilitou o fortalecimento de uma ação que já era prevista pelo Instituto PAPAI, levando o tema da Diversidade Sexual com uma possibilidade de vivência harmônica”. Além do Concurso de Vídeos, foi produzida uma encenação teatral dos jovens participantes dos projetos sociais do Instituto PAPAI, ao mesmo tempo em que eles participaram de curso de educação de pares (jovens falando para jovens). Outro ponto importante da parceria foi a filiação e construção de ferramentas  para a execução da campanha Tudo Vai Melhorar Brasil, afiliada do It Gets Better Project no Brasil
(www.tudovaimelhorar.org.br). A campanha tem o sentido de mostrar, de maneira otimista, as possibilidades de respeito ao público LGBT e de combate à homofobia.



Dados |juventude e homofobia  - Segundo o It Gets Better Project, um jovem LGBT tem de 2 a 6 vezes mais chances de cometer suicídio que um jovem não-LGBT, daí a importância de fomentar o fortalecimento da autoestima do público LGBT, empoderamento e respeito à diversidade.
Entre a população LGBT também chama a atenção o fato de os jovens serem as maiores vítimas de crimes homofóbicos. De acordo com o GGB – Grupo Gay da Bahia, 36% dos LGBT mortos em 2014 tinham 30 anos ou menos.


Serviço:
Premiação do Concurso de Vídeos com temática de combate à homofobia – Mostra de resultados da parceria Instituto PAPAI – Consulado Americano.
Segunda, 23, às 14h
Sede do Consulado Americano, Rua Gonçalves Maia, 163, Boa Vista, Recife-PE
Evento para convidados

Comentários