Pular para o conteúdo principal

Trio da Cidadania marca presença mais uma vez na 12ª Parada da Diversidade de Pernambuco

A Parada da Diversidade de Pernambuco já tem data marcada. Será no 15 de setembro e o Instituto Papai, o Núcleo de Pesquisa em Gênero e Masculinidade da Universidade Federal de Pernambuco (Gema/UFPE) e vários grupos feministas de Recife vão à Avenida Boa Viagem com o, já tradicional, “Trio da Cidadania”. A concentração será a partir das 9h, em frente ao parque Dona Lindu.

O “ Trio da Cidadania” integra o grupo de carros alegóricos vinculados aos movimentos sociais, que visam divulgar mensagens alusivas aos direitos sexuais, a partir de uma leitura feminista de gênero. Além do próprio desfile do trio elétrico, cujo layout traz mensagens que evocam “Por um projeto feminista de felicidade!”, o Papai e o Gema/UFPE - que participam da Parada desde sua primeira edição, em 2002,  e integram o Fórum LGBT - PE -   também desenvolvem outras atividades, tais como: realização de pesquisas e distribuição de material sócio-educativo sobre saúde, direito e cidadania, junto aos participantes da Parada. O coordenador de projetos dos Instituto Papai, Thiago Rocha explica que Trio também  faz parte das ações da Campanha ‘’A Diversidade é Legal’’, que tem como objetivo desenvolver  ferramentas culturais voltadas à população como estratégia para enfrentamento da homofobia. ‘’O ‘Trio da cidadania’ é uma ação que integra a campanha ‘A Diversidade é Legal’, promovida pelo Papai, Gema e outros parceiros. A proposta é levar às ruas mensagens positivas no que se refere não só aos direitos civis LGBT, mas também à possibilidade de celebrar a felicidade de uma forma plena’’, comenta Thiago.
Já para o coordenador do Gema/UFPE, professor Benedito Medrado, a Parada é o produto de um processo longo e contínuo de ações pelo fim da discriminação e violência contra LGBT em Pernambuco. “Do ponto de vista a acadêmico, a paradas constituem importante momento para aproximações à população LGBT, facilitando pesquisas e a produção de conhecimento no campo dos estudos sobre gênero e sexualidade. Do ponto de vista do feminismo, a participação da UFPE numa manifestação como esta, é prova de que esta universidade valoriza o respeito à livre expressão da sexualidade e rejeita qualquer forma de violência homofóbica”, diz Benedito.
Parada –  As Paradas da Diversidade são momentos de descontração e de celebração do orgulho de ser LGBT.  É uma estratégia de luta do Fórum LGBT-PE, a partir da qual, a visibilidade é encarada como estratégia de fortalecimento de ações no enfrentamento da homofobia e de promoção da livre expressão da sexualidade. O tema da Parada desse ano é “Felicidade é coisa séria” e tem como objetivo pautar questões como o delicado momento político, nacional e local, que tem ameaçado importantes conquistas históricas. Este ano o evento terá como convidada especial a cantora paraense Gaby Amarantos, declarada defensora dos direitos sexuais.
Dados -  No mês passado,  o Grupo Gay da Bahia (GGB) divulgou uma pesquisa em que  aponta o aumento do número de homossexuais mortos no Brasil. Segundo os dados,  esse número foi 27% maior em 2012, em relação a 2011. O estudo também mostra que 338 gays foram assassinados no país, contra 266 mortes em 2011. Em entrevista concedida ao jornal O Tempo, o antropólogo e fundador do GGB, Luiz Mott, afirmou que esses números se devem a quatro principais questões: aumento normal da violência no país, crescimento da violência contra gays, ausência de políticas públicas direcionadas a essa minoria e a inexistência de legislação específica que criminalize a homofobia. Mott também falou que um LGBT é violentamente assassinado a cada 26 horas no Brasil e que essa violência está fora do controle dos governos estaduais e federal.




SERVIÇO:
Trio da Cidadania na 12º Parada da Diversidade de Pernambuco
Local: Concentração no Parque dona Lindu, bairro de Boa Viagem.
Horário: A partir das 9h.

Contatos:
Thiago Rocha | Coordenador de Projetos do Instituto Papai – (81) 9172-9562 | E-mail: tprocha@gmail.com
Benedito Medrado | Coordenador do Gema/UFPE
(81) 9922.9922  | E-mail: beneditomedrado@gmail.com

Juliana Lins| Assessoria de Imprensa – (81) 8562-5808 | e-mail: juliana@papai.org.br

Comentários