Pular para o conteúdo principal

Seleção | Pesquisa durante Parada da Diversidade em Recife | 2012



O Núcleo de Pesquisas em Gênero e Masculinidades (Gema/UFPE), o Instituto Papai e o Fórum LGBT de Pernambuco estarão realizando a pesquisa “Política, violência e direitos sexuais”, durante a 11ª Parada da Diversidade de Pernambuco, em Recife, dia 16 de setembro de 2012.

Objetivos: conhecer opiniões, atitudes e práticas dos participantes da Parada, bem como produzir informações sobre violência e discriminação vividas por lésbicas, gays, bissexuais travestis e transexuais devido à sua orientação sexual ou identidade de gênero. Os resultados da pesquisa e sua análise vão servir para ampliar nosso conhecimento sobre alguns aspectos das condições de vida da população LGBT em nosso estado. Essas análises se destinam a subsidiar ações e políticas de defesa e de ampliação dos direitos sexuais, em Pernambuco e no Brasil.
Metodologia: Serão realizadas entrevistas com os/as participantes da Parada, durante a concentração da Parada (momento que antecede a passeata), a partir de roteiro baseado em estudos realizados pelo CLAM/UERJ, em diferentes estados brasileiros e outros países da América do Sul. As informações produzidas possibilitarão gerar contrastes e comparações com as análises geradas em 2006, quando a pesquisa foi realizada pela primeira vez em Recife. Em 2006, foram realizadas 791 entrevistas.
INSCRIÇÃO
Envie esta ficha até o dia 17/08 para o e-mail: pesquisaparada2012@gmail.com
Clique AQUI e acesse a ficha de inscrição 
Até 17 de agosto: Inscrições


Serão selecionados 50 pesquisadores/as entre estudantes (graduação ou pós), docentes e militantes com experiência prévia em pesquisa desta natureza e que tenham familiaridade com espaços de sociabilidade LGBT.
1) A participação na pesquisa é voluntária, portanto, não haverá pagamento pela realização das entrevistas, mas haverá pagamento de ajuda de custo tanto para o treinamento (R$ 15,00) como para o dia do trabalho de campo (R$ 50,00).
2) Será fornecido Certificado tanto para o treinamento como para a participação na pesquisa.
3) Os dados da pesquisa servirão de base para ação militante em Pernambuco, produzindo informações que podem impulsionar a elaboração de medidas para eliminação da violência e discriminação que a população LGBT em nosso estado.
Coordenação geral: Prof. Dr. Benedito Medrado (Gema/UFPE)
Realização: Gema/UFPE; Instituto PAPAI e Fórum LGBT de Pernambuco


Parceria: CLAM – Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos
Apoio: CNPq

Comentários