Pular para o conteúdo principal

Documentário Pai Não é Visita é lançado no Youtube


Vídeo conscientiza sobre paternidade e cuidado

           
Acaba de ser lançado no Youtube o documentário Pai Não é Visita! Pelo Direito de Ser Acompanhante, uma realização do Instituto Papai e Núcleo de Pesquisa em Gênero e Masculinidades - Gema-UFPE em parceria com a 7aArte Cinema.
            Pai Não é Visita foi a principal ação da Campanha de mesmo nome, no último mês de agosto, durante a campanha de mês dos pais, do Instituto Papai.
            O vídeo foi realizado a partir dos relatos de pais que tentaram acompanhar o nascimento de seus filhos.  O maior objetivo é sensibilizar o público, sobretudo profissionais e gestores da saúde, sobre a importância e repercussões da participação do pai no parto/nascimento. A expectativa é de que o material possa ser utilizado em eventos de formação de profissionais de saúde, e democratizar o acesso, através da internet, em muito contribuíra para alcançar essa meta, ainda mais com legendas em inglês, espanhol e português.


Sobre a Lei do Acompanhante - A presença de um acompanhante de livre escolha da mulher durante todo o trabalho de pré-parto, parto e pós-parto imediato é garantida pela Lei do Acompanhante (11.108/2005). Infelizmente, ainda são muito frequentes casos de descumprimento dessa lei e, na maioria das vezes, é o pai do/a bebê que é impedido de acompanhar o parto. Há tímidos avanços com alguns serviços modelo que cumprem integralmente a Lei do Acompanhante, mas o que encontramos com a realização das blitze nesses 10 anos é ainda o descumprimento generalizado da lei.” Destaca Mariana Azevedo, Coordenadora Geral do Instituto Papai, Ong sediada na Várzea e que há 18 anos tem a paternidade como eixo de trabalho, sendo referência para pesquisas na área.


Video
PAI NÃO É VISITA!
FATHER IS NOT VISITATION!
¡EL PADRE NO ES UN VISITANTE!

* Subtitles in ENGLISH: https://youtu.be/rla2Tb8VCZA
Legenda em PORTUGUÊS: https://youtu.be/Ods5aT9r3Fk
Subtitutada EN ESPAÑOL:  https://youtu.be/Qv8PsMrA1ow

Sinopse | PAI NÃO É VISITA!
Este documentário reúne depoimentos de oito pais que contam sua experiência (de sucesso ou de fracasso) na tentativa de acompanhar sua parceira, durante o trabalho de parto. O vídeo aborda, com sensibilidade, as barreiras culturais, simbólicas e institucionais ao exercício pleno da paternidade.

Synopsis | FATHER IS NOT VISITATION!
This documentary reunites testimonies from eight fathers who tell their experience (os success or failure) in the attempt of accompany their partner during the labor. The video shows, with sensibility, the cultural, symbolic and institutional walls to the complete exercise of paternity.

Sinopsis | "¡EL PADRE NO ES UN VISITANTE!
Este documental reune ocho entrevistas de padres que cuentan sus experiencias (de éxito o de fracaso) en el intento de estar presentes durante la labor de parto de sus parejas. El video aborda, con sensibilidad, las barreras culturales, simbólicas e institucionales al ejercicio pleno de la paternidad.

REALIZAÇÃO | REALIZATION | REALIZACIÓN
Instituto PAPAI e Gema/UFPE

PARCERIA | IN ASSOCIATION WITH | COLABORACIÓN
7a. Arte Cinema  e MenEngageBrasil

APOIO / APOYO / SUPPORT

Fundação Bernard Van Leer e CNPq/Brasil

Comentários