Pular para o conteúdo principal

Projeto Unindo Atitudes realiza Curso de Formação para profissionais das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social


Ação promovida pelo Instituto Papai busca estimular debates sobre equidade de gênero


Unindo Atitudes - Equidade de Gênero em Programas de Transferência Condicionada de Renda é o nome do curso promovido pelo Projeto Unindo Atitudes, do Instituto Papai, que entra numa nova etapa oferecendo formação para profissionais da área de Saúde, Educação e Assistência Social que atuam com beneficiários do Bolsa Família. Os encontros de formação serão facilitados por educadores sociais do Instituto Papai nos dias 25 e 26 de abril, das 9h às 16h, numa primeira turma; e dias 2 e 3 de maio, no mesmo horário, numa segunda turma no Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

            Para participar do curso é necessário atuar no exercício profissional com beneficiárias/os do bolsa família e se inscrever através de formulário na internet  http://goo.gl/forms/V3xpxpSGIh , também divulgado nos espaços de interesse do público-alvo do curso. Nos encontros, além de debates sobre equidade de gênero, os participantes assistirão a vídeos, participarão de oficinas, e terão acesso à estrutura de um manual produzido pela equipe do Instituto Papai e Instituto Promundo. O material está sendo criado para compartilhar as experiências da equipe durante os debates, atividades e dinâmicas com os/as beneficiários/as do Bolsa Família durante as oficinas que foram realizadas no bairro de Brasilit, Zona Oeste de Recife; no Assentamento do MST em Condado, Mata Norte do estado; no CRAS Torrões e no CRAS Alto do Mandu, também no Recife. Essas ações foram realizadas em duas fases anteriores do Projeto.
Para a Educadora Social Rebecca França “a expectativa da formação é provocar debates sobre transformações nas relações de gênero com profissionais que atuam com beneficiárias/os do PBF para que sejam multiplicadores desse discurso pautado nos direitos humanos.” 

Programação do Curso:

1º dia
9:00h
Boas Vindas
9:15
Aplicação de Pré-teste.
9:35
Apresentações individuais.

10:00
Apresentação Projeto Unindo Atitudes.
Apresentação da estrutura do Manual.
11:00
Vivenciar oficina: Torta do Tempo.
        Vídeo: Um sonho impossível?
12:00h
Almoço
13:30
Discussão: papéis de gênero e sexualidade.

15:00
Programa bolsa-família e gênero:
Condicionalidades, divisão de tarefas, reforço de papéis tradicionais.
16:00h
Encerramento


2º dia
9:00h
Boas Vindas
9:15
Vivenciar oficina: Os homens, as mulheres e o cuidar.
Vivenciar oficina: Violências contra a Mulher e Lei Maria da Penha.
11:30
Discussão: Da violência para a convivência.
12:00h
Almoço
13:30
Construir Plano de ação.
14:30
Avaliação do manual
15:00
Aplicação do pós-teste
15:20
Avaliação da Formação
16:00h
Encerramento


Sobre o Bolsa Família – O Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do mundo, mas ainda não adotou um programa de transformação de gênero que sistematicamente alcance as famílias beneficiadas ou procure envolver os homens como aliados para chegar à igualdade de gênero e bem-estar familiar, por isso a importância do Unindo Atitudes em abordar as desigualdades de gênero e empoderar as mulheres para alcançar as Metas do Milênio. Oportunizar que homens e mulheres reflitam sobre os efeitos nocivos das normas rígidas de gênero pode conferir grandes benefícios para os seus relacionamentos, para o desenvolvimento de seus filhos e filhas e seu bem-estar.

Serviço:

Curso Unindo Atitudes - Equidade de Gênero em Programas de Transferência Condicionada de Renda
1ª turma - 25 e 26 de abril, das 9h às 16h, CFCH-UFPE
2ª turma - 2 e 3 de maio, das 9h às 16h, CFCH-UFPE
Inscrições gratuitas: http://goo.gl/forms/V3xpxpSGIh
Informações: (81) 3271.4804













Comentários