Pular para o conteúdo principal

INSTITUTO PAPAI NO SEMINÁRIO NACIONAL PATERNIDADE E PRIMEIRA INFÂNCIA


,

O evento será realizado no Rio de Janeiro dentro das comemorações pela valorização da paternidade


Nos dias 26 e 27 de agosto, especialistas de diferentes universidades, organizações da sociedade civil e poder público estarão reunidos no Seminário Nacional Paternidade e Primeira Infância, promovido pela Rede Nacional Primeira Infância. O evento acontece no Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro, fruto de uma iniciativa da Secretaria Executiva/CECIP e do GT Homens pela Primeira Infância, da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI). A Coordenadora Geral Mariana Azevedo, e o Educador Social do Projeto Paternidade, Rafael Acioly, do Instituto Papai, estarão presentes para apresentar as ações da organização que há 18 anos tem a paternidade como um dos eixos de atuação.


O objetivo do encontro é ampliar a reflexão sobre a importância do cuidado dos homens com as crianças pequenas e suas implicações na família, fortalecer a rede de apoio à pauta da ampliação da licença paternidade e promover o intercâmbio de experiências sobre paternidade, cuidado e primeira infância.

A participação do Instituto Papai será na mesa "Paternidade e primeira infância: experiências de mobilização e comunicação", que vai reunir diferentes atores envolvidos na criação de campanhas e blogs sobre o tema. Será exibido o vídeo Pai não é Visita! Pelo Direito de Ser Acompanhante abordando a importância do respeito à Lei do Acompanhante, que garante a presença de um acompanhante à parturiente durante o trabalho de pré-parto, parto e o pós-parto. A produção é uma realização do Instituto Papai e Gema-UFPE em parceria com a 7ª Arte Cinema. O maior objetivo é sensibilizar o público, sobretudo profissionais e gestores da saúde, sobre a importância e repercussões da participação do pai no parto/nascimento. A expectativa é de que o material possa ser utilizado em eventos de formação de profissionais de saúde. Para Mariana Azevedo, Coordenadora Geral do Instituto Papai, a expectativa em relação ao encontro é ampliar o debate e as parcerias que fortaleçam a mobilização em prol de um maior envolvimento dos homens no cuidado das crianças”. Na mesma mesa ainda haverá a participação de Thiago Queiroz, do blog Paizinho vírgula, e Christina Montenegro, do movimento "Homens libertem-se", que vai apresentar ações para dar visibilidade à valorização da paternidade.  

O Seminário Nacional Paternidade e Primeira Infância faz parte da linha de ação "A participação do homem na educação e no cuidado das crianças pequenas" da Secretaria Executiva da RNPI (CECIP, 2015-2017), financiada pela Fundação Bernard Van Leer.  O GT Homens pela Primeira Infância é composto por organizações de peso na área (Aldeias Infantis S0S, Aleitamento.com/UFRJ, Instituto Promundo, Instituto Papai, Comitê Vida /SMS-RJ, Plan International Brazil). Para conhecer mais os membros do GT, acesse o site do evento.  

É possível ver a programação do Seminário Nacional Paternidade e Primeira Infância: /aqui

Serviço:
Seminário Nacional Paternidade e Primeira Infância
Dias 26 e 27 de agosto
Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro



Comentários