Pular para o conteúdo principal

TUDO VAI MELHORAR: projeto norte-americano chega ao Brasil para apoiar adolescentes e jovens LGBT


Coquetel marca o lançamento do Projeto Tudo Vai Melhorar - Brasil, afiliado do projeto internacional It Gets Better, que busca combater o bullying homofóbico contra adolescentes e jovens LGBT

No próximo sábado, 17 de maio, Dia Internacional de Combate à Homofobia, será lançado oficialmente o Projeto Tudo Vai Melhorar – Brasil, afiliado oficial do IT GETS BETTER Project, criado para mostrar a adolescentes e jovens gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis (LGBT) que sofrem bullying na escola e rejeição familiar que seus problemas têm solução, que não estão sozinhos, que há muitas pessoas como eles e que ao final, tudo vai melhorar. Para marcar a data, será realizado o Coquetel de Lançamento (para convidados) do site Tudo Vai Melhorar - Brasil na Boate Metrópole, às 19h. Entre os nomes confirmados está a Cônsul Geral dos Estados Unidos Usha Pitts. Na ocasião haverá ainda o lançamento do Concurso de Vídeos Tudo Vai melhorar – Brasil (ver informações no material anexo).

No Brasil, o projeto surge através de uma iniciativa do Instituto PAPAI, ONG sediada em Recife, que desde 1997 realiza trabalhos que visam combater as diversas formas de machismo em nossa sociedade. Entre as motivações para o surgimento do projeto Tudo Vai Melhorar, no país, estão o crescente número de casos de violência homofóbica registrados em todos os estados do Brasil, bem como o aumento de suicídios, nos últimos anos, principalmente entre as populações masculina, jovem e recém adulta, causados pela homofobia. O país é hoje o 10º no mundo onde mais acontecem casos de suicídio, segundo pesquisa realizada pelo departamento de psiquiatria da UNICAMP. “Tendo em vista que a adolescência e a juventude são fases fundamentais no desenvolvimento do ser humano, o sofrimento que os jovens LGBT têm passado, por conta da homofobia, pode atingir sua vida como um todo; se somos livres e iguais, não faz sentido que esses jovens tenham suas histórias marcadas pelo medo, pela insegurança, pela vergonha e pela exclusão. Os jovens LGBT também são o futuro do Brasil e merecem cuidado, respeito e ferramentas para que possam construir esse futuro da forma mais brilhante possível”, destaca o Coordenador Executivo do Projeto Tudo Vai Melhorar – Brasil, Felipe Medeiros. De acordo com a União Européia, os adolescentes LGBT são quatro vezes mais propensos a se suicidar do que seus pares heterossexuais, e o número aumenta para oito vezes caso exista rejeição familiar.

Através do site oficial da versão brasileira do projeto, jovens e adultos, independente de orientação sexual e identidade de gênero, poderão enviar seus vídeos com mensagens de esperança, contando suas histórias, e mostrando que, mesmo sendo a adolescência um período difícil, em algum momento, tudo vai melhorar. Esta é uma fase complexa e muitos jovens vivenciam situações de bullying que podem levá-los a se suicidar. Para o Projeto Tudo Vai Melhorar – Brasil, cada vídeo/relato pode ajudar a mudar uma vida.

HISTÓRIA - O IT GETS BETTER Project foi criado em Setembro de 2010, nos Estados Unidos, pelo colunista e escritor Dan Savage que, juntamente com o seu companheiro, Terry Miller, divulgou um vídeo de esperança no YouTube destinado aos jovens LGBT vítimas de violência física e psicológica. O projeto surgiu como resposta ao elevado número de estudantes que vinham atentando contra as próprias vidas após terem sido vítimas de bullying na escola e em casa. A intenção foi criar um núcleo pessoal de apoiadores que, em todo o mundo, pudessem dizer aos jovens LGBT que sim, tudo vai melhorar. O movimento tornou-se global rapidamente, inspirando mais de 50.000 usuários a criarem vídeos de apoio que já ultrapassaram 50 milhões de visualizações.

Serviço:
Lançamento do Projeto Tudo Vai Melhorar - Brasil (Coquetel + lançamento do Concurso de vídeo Tudo Vai Melhorar - Brasil).
Sábado, 17 de maio, às 19h.
Boate Metrópole, Rua das Ninfas, 125, Boa Vista, Recife-PE
Evento para convidados
Fone para mais informações: (81) 3271.1420
Site do Projeto no Brasil:  www.tudovaimelhorar.org.br (disponível a partir das 20h do dia 17 de maio). Versão americana:  www.itgetsbetter.org



Comentários