Pular para o conteúdo principal

Jovens Mobilizadores divulgam a Lei do Amor Livre

As ações aconteceram em instituições no bairro da Várzea


Jovens mobilizadores em ação
Foto: Instituto PAPAI
                               
Uma sociedade onde as pessoas possam demonstrar o amor livremente e tendo o respeito de todos, essa foi uma das mensagens que os garotos do Projeto Jovens Mobilizadores, do Instituto PAPAI, buscaram divulgar no Lar Fabiano de Cristo (instituição filantrópica) e na Escola Municipal Cândido Duarte,na sexta-feira, 16, no bairro da Várzea.




Nas ações, os jovens  atuaram como multiplicadores, transmitindo  informações sobre a Lei 16.780 , que existe desde 2002 no Recife e proíbe qualquer forma de discriminação ao cidadão com base em sua orientação sexual e prega a penalização dos estabelecimentos que, de alguma forma, possam discriminar essas pessoas.

De sala em sala, nas instituições, os meninos conversaram com dezenas de outros jovens sobre a relevância social da lei, convocando os demais a fazerem parte da rede protetora dos Direitos Humanos na medida em que não se calam frente às violências.

Sobre a Lei:
De acordo com a Lei 16.780, "entende-se por orientação sexual a liberdade do cidadão de expressar abertamente seus afetos e relacionar-se emocional e sexualmente com pessoas do mesmo sexo ou oposto, sejam eles homossexuais masculino ou feminino, independente de seus trajes, acessórios, postura corporal, tonalidade da voz ou aparência" (§ 1º, Art. 1º). Entretanto, apesar de sua existência, esta lei não é devidamente fiscalizada, tampouco tem sido utilizada pela sociedade civil. 

Outras ações dos Jovens Mobilizadores: 
Na segunda, 19, os garotos também visitaram o Lar Fabiano de Cristo (instituição filantrópica) e a Escola Municipal Cândido Duarte para divulgar a campanha Quem não cala, não consente: Homens pelo Fim da Exploração sexual contra Crianças e AdolescentesOs jovens farão outra ação dessa campanha durante a Copa do Mundo da FiFa, visando mais uma vez esclarecer sobre essa violência, além de incentivar denúncias dessa ordem. A data será no dia 17 de junho na FiFa Fan Fest, no Cais da Alfândega, Recife.






Comentários