Pular para o conteúdo principal

Estudantes gravam vídeo sobre novos arranjos familiares

 Alunos do Curso de Jornalismo entrevistaram representante do Instituto PAPAI

Thiago Rocha, Coordenador de Projetos do PAPAI, em entrevista a alunos da UFPE

Foto: Nice Lima

Na tarde desta terça-feira estudantes do 7o período do Curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco estiveram no Instituto PAPAI produzindo um vídeo sobre novos arranjos familiares. A entrevista foi concedida pelo Coordenador de Projetos do Instituto PAPAI Thiago Rocha e fará parte de uma matéria de tv para a disciplina Telecinejornalismo, ministrada pela Profa. Paula Reis, do Curso de Jornalismo da UFPE.

A equipe, representada pelos alunos Tamires Coutinho, Caroline Melo e Márlon Diego de Oliveira pretendem, no vídeo, abordar as mudanças sociais e culturais das novas relações de família, sem distinção de gênero; quebrar a ideia de que o núcleo familiar é constituído por "pai, mãe e filhos", onde a mãe tem a responsabilidade doméstica e materna, e o pai tem a responsabilidade de prover o sustento familiar. Pretende-se tratar sobre a igualdade de gênero dentro da família e as inversões de papéis (pais que cuidam da casa, mães que trabalham) e o que essa inversão representa.

Na matéria, os alunos ainda vão tratar sobre famílias homossexuais e sobre a enquete da Câmara dos Deputados, realizada no início do ano, que perguntava sobre o conceito de família (isso dentro do projeto de lei do Estatuto da Família). Na enquete foi verificado que mais de 60% concordava com o conceito tradicional - "pai, mãe, filhos"  e há o questionamento de como as famílias "não tradicionais" (ex: tios-sobrinhos, avós-netos; e famílias homossexuais) se encaixariam dentro desse contexto.



Comentários