Pular para o conteúdo principal

Campanha de Paternidade, Desejo Direito e Compromisso foca na importância dos pais na educação dos filhos


Campanha visa promover reflexão crítica e política sobre o exercício da paternidade, no campo dos direitos reprodutivos, muito além do estímulo ao consumo.
Confira a programação!



Com a ocasião do Dia dos Pais, o Instituto Papai e o Núcleo de Pesquisa em Gênero e Masculinidade da Universidade Federal de Pernambuco (Gema-UFPE) e Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG) divulgam o calendário de ações do mês que marca a Campanha de Paternidade, Desejo, Direito e Compromisso com atividades locais e nacionais. A programação que começou no dia 1º, vai se estender até o dia 23, e contará com rodas de diálogo, ato público e seminário sobre o tema, que será realizado no Rio de Janeiro.

Dentro da programação está prevista a realização da roda de diálogo Reflexões Sobre os Direitos dos Casal Grávido no Parto Hospitalar, no dia 10, véspera do Dia dos Pais,  no auditório da Livraria Cultura, do Paço Alfândega, às 10h.

Também fazendo parte da agenda, no dia 16, o Instituto Papai, através do Projeto Diálogos para o Desenvolvimento Social de Suape, promoverá o ato público ‘’Paternidade e Cuidado Também se Constroem’’, que acontecerá no Mercado Público e no Centro Comercial do município do Cabo de Santo Agostinho. Na ocasião, uma equipe distribuirá materiais com informações sobre o assunto folder e cartilha com informações sobre cuidados com os filhos e os direitos dos pais.

            E no último dia da programação, o coordenador do programa de Paternidade, Desejo, Direito e Compromisso do Instituto Papai, Ricardo Castro, participará do I Seminário Nacional Paternidade e Cuidado na Rede Sistema Único de Saúde, no Rio de Janeiro.

Campanha - O Dia dos Pais se tornou uma data puramente comercial, em que mensagens e propagandas do que seria o "amor paterno" aparece como mais um produto. Desde sua fundação, o Instituto PAPAI promove principalmente durante os meses de agosto e setembro, atividades que buscam estimular a reflexão sobre o cuidado infantil, valorizando a participação dos homens na educação e no cuidado dos/as filhos/as. A Campanha Paternidade - Desejo, Direito e Compromisso busca envolver os homens em questões relacionadas ao cuidado e a paternidade, no contexto da saúde e dos direitos reprodutivos. A cada ano ela traz reflexões que buscam promover uma reflexão sobre a paternidade enquanto: Um direito da criança, da mulher e do próprio pai; uma ação que está inserida no campo do desejo, ou seja, é possível ser feliz não sendo pai, mas a paternidade também traz benefícios para o homem e é preciso refletir muito sobre o real desejo de se ter um filho, antes de dar um passo adiante;  um compromisso: uma responsabilidade com o/a filho/a que envolve tanto recursos financeiros quanto afetivos.


Programação

6 de Agosto - Conferência Paternidade e Políicas Públicas de Cuidado - Curitiba - Jorge Lyra;

7 de Agosto - Roda de diálogos - Homens também cuidam! Reflexões políticas sobre o exercício da Paternidade;

9 de Agosto – Palestra “Campanha Paternidade, Desejo Direito e Compromisso – Patronato Presidiário de Pernambuco;
10 de Agosto – Roda de Casais Grávidos ISTHAR– Reflexões sobre os direitos dos casal grávido no parto hospitalar;]

15 de Agosto - Oficina Paternidade e Cuidado Também se constroem - EBE ALUSA - Turma 1

16 de Agosto – Ato Público – Paternidade e Cuidado Também se constroem – Cabo de Santo Agostinho – Mercado Público e Centro Comercial;

17 de Agosto – Roda de Pais – Reflexões sobre parto e primeiros cuidados com o Bebê - Comemoração de 1 Ano da Roda de Pais; Livraria Cultura, Paço Alfândega;

21-23 de Agosto - I Seminário Nacional Paternidade e Cuidado na Rede SUS (Rio de Janeiro).


Contatos

Ricardo CastroCoordenador do Instituto Papai | 81 8698-2249 
ricardo@papai.org.br

Jorge Lyra Coordenador e pesquisador do GEMA- UFPE | 81 9922-6868
jorglyra@gmail.com


Assessoria de Comunicação
Juliana Lins | 81 85625808  
julinslira@gmail.com



Comentários

  1. Un gran saludo desde Lima - Perú en nombre de la Red Peruana de Masculinidades- RPMASC por esta gran Campaña. Buscamos seguir sumando acciones en búsqueda de la reflexión en Paternidades Activas y Afectivas.
    Christian Martínez Monge

    ResponderExcluir

Postar um comentário